terça-feira, 14 de outubro de 2008

O que é um PETIC?

Para iniciar nosso blog, primeiramente falarei um pouco sobre o PETIC.

O PETIC ou Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação tem como finalidade propor futuras necessidades de informação e comunicação da organização, e quais as tecnologias, dados, aplicações e recursos humanos irão apoiar eficiente e eficazmente o desenvolvimento do negócio. Essa definição se baseou em algumas outras que mostrarei a seguir:

Um Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação é um plano que avalia a situação atual e projeta as necessidades de tecnologia da informação e comunicação da instituição e recomenda o processo mais adequado para realizá-lo. É composto por uma seqüência de processos inter-relacionados, definidos para a determinação dos objetivos e metas a serem atingidos com o emprego dos recursos de informática e telecomunicações, e para a indicação dos recursos necessários para o seu desenvolvimento.” (VICENTE, 2007)

“Análise racional das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de um modo de compatibilizar a estratégia entre dois extremos, para que se possa satisfazer do melhor modo possível os objetivos da empresa” (
ANSOFF, 1987).

"Um Plano Estratégico de Sistemas de Informação pode considerar-se como uma das componentes do Plano Estratégico, uma vez que se apóia na estratégia de negócio neste contida e, com base nesta, parte para uma definição mais detalhada do que serão as futuras necessidades de informação da organização, e quais as tecnologias, dados, aplicações e recursos humanos que irão constituir um Sistema de Informação que apoie eficiente e eficazmente o desenvolvimento do negócio." (Fortes, 2000)

Espero que as definições tenham ajudado a entender o papel de um PETIC no desenvolvimento organizacional. Continue visitando este e os demais blogs da disciplina (link no menu ao lado).

Referências:

VICENTE, Célia Cristina et al. PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Biblioteca Nacional, 2007.

ANSOFF, H. Igor, DECLERK, Roger P., HAYES, Robert L. (Org.) Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1987. p. 15.

FORTES,
Waldyr Gutierrez. Planejamento Estratégico. Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Planejamento%20Estrategico.htm#_ftn1 . Acesso em 14 out 2008

Nenhum comentário: