quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Desenvolvendo um Planejamento Estratégico

Estava pesquisando na internet algo interessante para postar aqui e eis que encontro um site muito interessante. Nele, encontramos uma breve descrição do que vem a ser um Planejamento Estratégico para depois o autor explicar quais são os ponto básicos do mesmo que são:

- Visão: O primeiro passo é desenvolver uma visão realística do negócio. Ela deve ser apresentada como um retrato do negócio em três ou mais vezes no ano em termos de aparência física, tamanho, atividades etc.

- Missão: A natureza de um negócio é freqüentemente expressada nos termos de sua Missão, que indica as finalidades do negócio, por exemplo, "para projetar, desenvolver, manufaturar e comercializar linhas de produtos específicas do mercado para a venda, baseando-se em determinadas características, para encontrar em particular as necessidades identificadas de grupos específicos de clientes em determinadas áreas geográficas".Uma declaração ao longo destas linhas indica sobre o que o negócio se trata e é infinitamente mais clara do que dizer, por exemplo, " nós trabalhamos com eletrônicos" ou pior ainda, " nós estamos no negócio para fazer dinheiro". Algumas pessoas também confundem indicações de missão com as indicações de valor - o primeiro deve ser muito prático enquanto que o segundo pode tratar com questões 'suaves' acerca do negócio.

- Valores: O próximo passo é descrever os Valores que regem o funcionamento do negócio e seu comportamento ou relacionamento com a sociedade em geral, clientes, fornecedores, empregados, comunidade local e outros interessados

- Objetivos: O quarto elemento chave é explicitar os Objetivos do negócio em termos dos resultados que necessita ou quer atingir, a médio/longo prazo. Com exceção presumivelmente de indicar uma necessidade de alcançar lucros regulares, os objetivos devem estar relacionados com as expectativas e as necessidades de todos os principais interessados, incluindo empregados, e devem refletir os motivos subjacentes ao funcionamento da empresa. Estes objetivos poderiam cobrir crescimento, lucratividade, tecnologia, serviços e mercados.

- Estratégias: O próximo são as Estratégias - as regras e orientações através das quais a missão, objetivos etc. podem ser alcançados. Podem cobrir o negócio como um todo, incluindo assuntos como a diversificação, crescimento orgânico, ou planos de aquisição, ou podem dizer respeito a questões primárias nas principais áreas funcionais

- Metas: São ínterins específicos ou medidas finais de tempo a serem conseguidos através da implementação de estratégias na realização dos objetivos da empresa, por exemplo, para atingir vendas de US $ 3 milhões em três anos. Metas devem ser quantificáveis, coerentes, realistas e realizáveis. Elas podem dizer respeito a fatores como o mercado (de tamanhos e ações), produtos, finanças, rentabilidade, utilização e eficiência.

- Programação: O último tópico é a Programação que define os planos de execução para as grandes estratégias. Ela deve cobrir os recurso, os objetivos, as escalas de tempo, prazos, orçamentos e os objetivos de desempenho.

Essas informações foram retiradas do site http://www.planware.org/strategicplan.htm. Quem quiser obter mais informações sobre Planejamento Estratégico pode encontrar acessando-o.

Nenhum comentário: