segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Modelo Balance Scorecard (BSC)

Olá pessoal,
Hoje vou falar um pouquinho sobre a metodologia que foi usada no Planejamento Estratégico da Petrobrás, já postado aqui no Blog, e que será explicada em sala de aula na nossa apresentação final: o Balance Scorecard.

O Balanced Scorecard é uma metodologia desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Podemos defini-lo como uma metodologia que traduz de forma balanceada e integrada a visão e a estratégia da organização, por meio de um mapa coerente com objetivos estratégicos organizados em diferentes perspectivas: Financeira, do Cliente, dos Processos Internos e do Aprendizado e Crescimento; sendo estas perspectivas interligadas em uma relação de causa e efeito.

Veja a relação entre essas perspectivas na Figura 1 no final do post.

Além disso, o BSC promove o vínculo destes objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível gerenciar a empresa de forma integrada e garantir que os esforços da organização estão direcionados para a estratégia. Este objetivo é alcançado através das ações descritas a seguir.


Tradução da visão e da estratégia
O processo tem início com a alta administração, traduzindo a estratégia de sua unidade de negócios em objetivos estratégicos. Esses objetivos são dispostos em um diagrama(mapa estratégico) que mostra a relação de causa e efeito nas diferentes perspectivas de negócio da organização. Para cada objetivo devem ser identificados indicadores de desempenho, para que se possa medir de maneira rápida e simples o desempenho nos diversos níveis e para que a análise da performance da organização seja mais objetiva.

Comunicação da estratégia
A comunicação dos objetivos e seus respectivos indicadores tem por intuito divulgar aos funcionários da organização os pontos críticos que devem ser alcançados para que a estratégia seja bem-sucedida. A mensagem pode ser transmitida de diversas formas, como jornais internos, quadros de avisos, contatos pessoais e outros.

Planejamento e estabelecimento de metas e alinhamento de iniciativas estratégicas
De modo simplificado, o alinhamento consiste em uma situação em que todos os membros da organização compartilham simultaneamente da mesma visão e direção e compreendem a importância de suas atribuições para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos. Nesta etapa, os altos executivos da organização estabelecem metas que, se alcançadas, irão trazer mudanças significativas para a empresa.

Feedback e aprendizado estratégico
Incorpora ao Balanced Scorecard um aprendizado estratégico. Este aspecto é o mais importante e inovador do método. O processo cria instrumentos para o aprendizado organizacional em nível executivo.

Figura 1: Perspectivas do BSC

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